Audiência Pública – Tombamento da Casa Rosa

Em um evento histórico, no último dia 6/maio, a Prefeitura de Jundiaí e o COMPAC – Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural deram encaminhamento ao processo de tombamento da conhecida popularmente como “Casa Rosa”, um imóvel de estilo eclético do início do século XX, localizada na Rua Barão de Jundiaí, nas proximidades do Teatro Polytheama.

casa rosafoto: http://www.jj.com.br

O processo de nr. 8.411, de 2013, foi apresentado pela presidente do Compac, Maria Angélica Ribeiro, e a cerimônia foi encaminhada por Donizete Pinto, diretor de patrimônio da Secretária. Na mesa estiveram presentes convidados como os secretários de Cultura, Tércio Marinho, e de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, além do vereador integrante da Comissão de Educação e Cultura, Rafael Purgato e do mestre e arquiteto Pier Paolo Bertuzzi Pizzolato.

casa-rosa_ffoto: http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/07/audiencia-publica-encaminha-tombamento-da-casa-rosa/

Todas as pessoas da mesa foram a tribuna para expor o parecer de sua área respectiva, além de outras intervenções do público, mas somente uma, o empresário Roberto Rezende, foi contra o processo, tentando justificar sua posição pelo abandono do imóvel nas últimas décadas, inclusive pelo poder público.

O imóvel foi construído antes de 1910 e foi um dos primeiros, senão o primeiro da região que utilizou tijolos de alvenaria durante o período de industrialização que mudou o cenário da Villa de Jundiaí. 

E ainda, o proprietário atual do imóvel poderá requerer verbas gratuitas para a obra de restauração junto a mecanismos como a Lei Rouanet, federal, ou o Programa de Ação Cultural (Proac), estadual. E ainda, poderá usufruir do espaço não construído no local (terreno) para seu intuito da criação de um estacionamento.

Excelente iniciativa e condução do processo. O primeiro de muitas oportunidade de fomentar a cultura da cidade.

casa-rosa1_Gfoto: http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/07/audiencia-publica-encaminha-tombamento-da-casa-rosa/

Deixe um comentário