Educação Patrimonial, uma necessidade atual.

 

A prática de educação patrimonial restringia-se ao âmbito dos museus históricos, cujo termo é uma tradução da expressão inglesa sendo introduzida no Brasil em 1980 no Museu Imperial em Petrópolis.

A dinâmica da vida atual com suas transformações passaram a interferir no patrimônio.

O reconhecimento da própria história agrega padrões e valores sociais estabelecendo um processo educativo que contribui para o desenvolvimento humano.

A educação patrimonial possibilita a valorização individual e coletiva da preservação de patrimônios.

É um trabalho com foco no patrimônio cultural que busca levar  a crianças e adultos a valorização de sua herança cultural, para melhor usufruto destes bens, a fim de tornar-se um processo contínuo.

Há uma preparação de crianças e adultos para entender e preservar os patrimônios.

Estabelecer uma relação de afeto e responsabilidade da sociedade para com o patrimônio.

A população deve priorizar suas atividades artísticas e relatos familiares.

É importante haver educação patrimonial na educação formal, ou seja, nas escolas.

A esfera pública deve ser a base da educação na identidade cultural, mas o setor privado também deve se responsabilizar na continuidade da mesma.

Se houver mais mobilização da sociedade,  teremos novas posturas quanto ao patrimônio cultural.

 

texto coletivo – curso técnico guia de turismo Senac Jundiaí – 2014/2015