Foz de Iguaçu – a grandeza de um lugar

Sabe aquele lugar onde você sente a presença de Deus? Lógico que você pode senti-Lo em qualquer lugar, mas a grandiosidade, o espetáculo, a força da natureza é tão impressionante que se fica sem palavras na primeira vez que se conhece as Cataratas de Foz de Iguaçu.

Não sei bem o porque protelei tanto para conhecer este lugar, mas se você tiver a oportunidade vá o quanto antes. Eu voltarei com certeza.

DSC00053

DSC00066

DSC00090

Vê-las, sentir a garoa que se forma pela força das águas, já bastaria mas o parque tem muito mais, aliás a cidade e a região tem muitas outras coisas para oferecer.

Nós fizemos alguns passeios pois não haveria tempo para ficar por um longo período, mas já deu pra ter uma ideia da riqueza do lugar.

Ainda sobre as Cataratas você poderá apreciá-las pelas duas margens do rio, o lado brasileiro (as fotos acima) onde há uma estrutura bem montada com um caminho margeando as quedas com o cume em uma passarela instalada sobre as águas, e do lado argentino onde você estará literalmente sobre as águas, sentirá a força, a magnitude do lugar. Em ambos os lados se houver um pouquinho de vento você sairá encharcado, mas não se preocupe pois existem muitos lugares onde se vende capas plásticas.

DSC00140

Falando em sair molhado, experimente um passeio Macuco Safari de bote até o pé de uma das cachoeiras, não é um passeio barato mas para viver a emoção vale a pena. Existe a preocupação com segurança, com coletes, guias preparados e os botes não chegam exatamente embaixo da queda, mas ainda assim é sucesso garantido.

DSC00040

Existe também uma outra forma de visualizar as quedas, de cima. Sim, há um serviço de passeio de helicóptero sobrevoando as cataratas. Acredito que deva ser muito bom, mas infelizmente não fizemos.

Há também diversas trilhas para se fazer uma boa caminhada, o Parque das Aves e um Templo Budista.

No parque também existe uma cultura diferente, indígenas que viviam na região tem hoje o apoio das autoridades para vender seus produtos aos turistas e expõem diariamente sua cultura, através da música e dança, e do artesanato.

Como eu mencionei, há muitos outros passeios na região, um que não conseguimos resistir foi ver de perto a usina hidrelétrica de Itaipu. Nós gostamos muito de história e conhecer os detalhes de como foi construída, tudo o que teve que se abrir mão (fauna, flora e até mesmo vida humanas) para que se iniciasse o funcionamento realmente impressiona.  E hoje, a tecnologia que é usada para que a energia chegue em nossa casa nos faz pensar de ser cada dia mais conscientes da necessidade de sustentabilidade.

DSC00098

 

Além disto, a cidade Foz de Iguaçu fica bem na divisa dos três países: Brasil, Argentina e Paraguay.

Na Argentina além de visitar o parque, você também poderá conhecer um Cassino instalado num hotel na região e no Paraguay, atendendo a expectativa das mulheres, compras, muitas compras, obviamente respeitando o limite de US$ 300 a cada 30 dias ou a opção de pagar imposto de importação que atualmente é de 50%. Além disto, existe também o Free Shop onde o turista pode adquirir produtos importados sem imposto, até o limite de US$ 500.

Bom passeio a todos!