Planejamento Financeiro

como-montar-um-plano-de-contasO que é Conta?

Didaticamente diremos que “conta” é um rótulo, ou seja, é uma ferramenta para classificação das diversas movimentações financeiras que ocorrerão na empresa.

DRE Demonstrativo de Resultados do Exercício

É um documento que demonstra as principais contas utilizadas para administração da empresa.

Abaixo, algumas contas da empresa:

  • Venda Bruta – é a conta que relaciona toda venda da empresa.

Regime de competência, uma regra contábil importante é fazer o lançamento por mês de realização da movimentação e não no mês em que será feito o pagamento.

  • Tributos – nesta conta são lançados todos os valores referentes a impostos, taxas e contribuições devidos à qualquer ente público. Não são lançados encargos trabalhistas.
  • Inadimplência é a conta utilizada para lançamentos de vendas realizadas, serviços prestados, mas que não foram pagos pelos clientes.
  • Devoluções – é uma conta rara utilizada para lançar casos em que o cliente fez o pagamento, mas cancelou a prestação de serviços.
  • Venda Líquida – é uma conta de resultados que demonstra o valor obtido pelo desconto das contas anteriores da venda bruta.
  • CPS – Custo do Serviço Prestado – é a conta que demonstra tudo que gastamos e que compõe o serviço vendido.
    • Aqui é importante apresentarmos a diferença entre custo e despesa, o primeiro é formado por desembolsos indispensáveis à prestação dos serviços enquanto despesas são gastos periféricos.
    • O conjunto de contas que forma o CSP pode ser dividido no caso de guia de turismo em:
      • mão de obra – lançamos nesta conta os desembolsos com serviços prestados por profissionais necessários à venda de nosso produto, incluímos aqui também o custo da hora do dono, se este também prestar o serviço. Gosto de incluir nesta conta todos os encargos trabalhistas.
      • materiais – é a conta utilizada para lançar todos os produtos utilizados na prestação de serviços, como roupas e outros utensílios por exemplo.
      • fornecedores – é utilizada para lançar todos os desembolsos indispensáveis para a prestação do serviço de outras empresas contratadas.
  • Despesas administrativas – são gastos necessários, mas que não integram a prestação de serviço em si, com documentação e contador, por exemplo.
  • Despesas com promoção – são gastos com divulgação ou venda dos serviços.
  • Despesas com manutenção – são gastos com reparos
  • Despesas financeiras – são os desembolsos com bancos e outras formas de antecipar recebíveis.
  • Resultado Bruto – é a conta que demonstra a quantia positiva ou negativa de dinheiro apurado no final do exercício, antes de imposto de renda, sócios e investimentos.
  • Imposto de Renda – esta conta tem o lançamento do valor cobrado de IR mensalmente.
  • Sócios – nesta conta lançamos todos os valores entregues aos sócios no mês, normalmente o sócio só recebe se o resultado é positivo, se negativo ele tem que pôr dinheiro no negócio.
  • Investimento – é a conta que utilizamos para lançar valores referentes às aquisições que fazemos para ampliação do negócio.
  • Resultado Líquido – é a conta final que demonstra a apuração de toda a operação, se naquele mês houve lucro ou prejuízo.

O que é ponto de equilíbrio?

Ponto de equilibrio é o valor onde se pode identificar o momento que as contas da empresas ficam equilibradas, ou seja, que os custos fixos e variáveis são compatíveis com o valor dos resultados. Não há ganhos, mas também não há perdas. Se somente houver vendas no valor dos custos fixos, os outros gastos como despesas variáveis ainda deverão ser pagas sem que haja a reposição do valor das mesmas, ou seja, a empresa fica no prejuízo, uma vez que teve gasto e não lucro.

O que é custo de oportunidade?
É o valor que o investidor deixa de ganhar em outros investimentos para investir no seu negócio.
Por exemplo se o investidor tem um investimento inicial de R$ 100.000,00 e este dinheiro estiver na poupança, o fato de realizar a retirada deixará de receber juros e correção no valor de R$ 500,00 (0,5%), este seria o custo de oportunidade se for multiplicado pelo tempo que o dinheiro estiver investido.