Roteiro Jundiaí – Tombamento

Um dos bens tombados em Jundiaí pelo CONDEPHAAT é o antigo prédio do Colégio Siqueira de Moraes ou Biblioteca Municipal, a atual Pinacoteca de Jundiaí, onde se pode encontrar muitas obras artísticas premiadas das décadas de 60, 70 e 80, além de desenvolver atividades na área de comunicação, oferece programa educativo para público escolar, idosos e comunidade. Confira detalhes na web:

http://cultura.jundiai.sp.gov.br/espacos-culturais/pinacoteca-diogenes-duarte-paes/

 

Pinacoteca-1

 

Localização: Rua Barão de Jundiaí, 121 – CEP 13200-000

Número do Processo: 24929/86

Resolução de Tombamento: Resolução 60 de 21/07/2010

Publicação do Diário Oficial

  • Poder Executivo, Seção I, 11/11/2010, pg. 112
  • Poder Executivo, Seção I, 11/11/2010, pg. 114
  • Poder Executivo, Seção I, 11/11/2010, pg. 113Livro do Tombo Histórico: inscrição nº 377, p. 103 a 110, 05/09/2011.Código Sec. Est. Educ.: 05.84.101

    Esse estabelecimento de ensino foi um dos primeiros instituídos pelo governo no interior do Estado. Sua inauguração aconteceu em 13 de abril de 1894 e a instalação em 15 do mesmo mês e ano. O edifício, construído no planalto da rua Barão de Jundiaí a partir de projeto de Ramos de Azevedo, tem a forma de chalé, com duas salas espaçosas em cada pavimento. O térreo era ocupado pela seção masculina e salas de professores e o pavimento superior, que tem salas de aula interligadas às salas de trabalho, pelas seção feminina. Cada sala de aula dava acesso ao seu próprio vestiário com sanitários. A partir de 31 de julho de 1979, o prédio foi ocupado pela Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot  e a escola foi transferida para outro edifício, na rua Vinte e Três de Maio, 541, na Vila Vianelo. Atualmente, ocupa o prédio a Pinacoteca Municipal.

    É uma das integrantes de conjunto de 126 escolas públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 e 1930 que comungam significados cultural, histórico e arquitetônico. Essas edificações expressam o caráter inovador e modelar das políticas públicas educacionais que, durante a Primeira República, reconheceram como inerente ao papel do Estado a promoção do ensino básico, dito primário, e a formação de professores bem preparados para tal função. Quanto às políticas de construção de obras públicas, são representativas pela estruturação racional de se instalar edificações adequadas ao programa pedagógico por todo o interior e capital do Estado. Destaca-se a qualidade arquitetônica do conjunto caracterizada pela técnica construtiva simples, por uma linguagem estilística que simplificou os atributos clássicos acadêmicos do século XIX e pela organização espacial. Esta, que foi concebida inicialmente por meio de projetos arquitetônicos padronizados, distribuiu salas de aulas ao longo de eixos de circulação em plantas simétricas que incorporaram os preceitos de higiene, insolação e ventilação preconizados naquele momento.

    Fonte Processo de Tombamento

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