Evolução da Comunicação e Transporte

evolution3

A Evolução dos Meios de Transporte e Comunicação

Meios de Transporte:

A história dos meios de transporte é muito antiga, eles surgiram quando o homem da Pré-História percebeu que podia utilizar os animais para carregar cargas. Desde então, muitas invenções foram feitas e muitos meios foram encontrados para percorrer grandes distâncias.

O homem pré-histórico era nômade, ou seja, não possuía moradia fixa. Vivia mudando de lugar, a pé, em busca de alimentos. Por volta de 6.000 a.C., os povos primitivos começaram a domesticar os animais, montando-os e utilizando-os para levar cargas, facilitando o transporte de seus objetos quando iam em busca de terras onde pudessem se fixar.

Com a invenção da roda, por volta de 4.500 a.C., foram construídas as primeiras carretas de madeira que eram puxadas por animais domesticados, como o boi e o cavalo. Foi também nessa época que se construíram as primeiras estradas para facilitar o transporte de cargas.

Após a invenção das carroças puxadas a tração animal surgiu a máquina a vapor em 1712, por possibilitando o uso das máquinas em transporte como trens.

A canoas em conjunto com as balsas é um dos meios mais antigos utilizados pelo homem, mas foi depois da criação do motor a vapor que os barcos surgiram como excelente meio para transporte de pessoas e cargas.

Apesar de a bicicleta haver sido projetada por Leonardo Da Vinci, teve que esperar até idos de 1840 para ser testada com pedal.

No final do século XIX deu-se a invenção dos veículos a motor de explosão, como os automóveis, caminhões, entre outros.

O sonho de voar foi realizado a bordo de balões inflados com ar quente. Mas o voo nesses balões era prejudicado pela dificuldade que existia em controlar a direção que eles tomavam.

A partir da construção do avião idealizado por Alberto Santos Dumont, o 14-Bis, os avanços tecnológicos dessas máquinas voadoras não pararam de ocorrer.

Costuma-se dizer que os aviões encurtam as distâncias entre os vários lugares do mundo. Por desenvolverem alta velocidade, os aviões percorrem grandes distâncias em pouco tempo.

Comunicação:

A comunicação teve seu início com os homens das cavernas que se comunicavam de forma rudimentar através de gestos, posturas, gritos e grunhidos.

As primeiras comunicações escritas (desenhos) de que se têm notícias são das inscrições nas cavernas 8.000 anos a.C.  Os sumérios, uma das mais antigas civilizações do mundo, que ocupava a região da mesopotâmia quatro séculos antes de Cristo, foi a primeira a usar o sistema pictográfico (escritas feitas nas cavernas, com tintas).  Aos 3.500 a.C. surgiram os começaram a usar o papiro para escrever.

Com o surgimento de comunidades maiores, desenvolveu-se a necessidade de novas formas de comunicação, uma delas foi para diminuir as distâncias. Tribos de nativos transformaram sons como o soar de tambores ou nuvens de fumaça em meios de comunicação.

Um estágio moderno da comunicação humana foi a descoberta da tipografia, pelo alemão Johann Gutemberg, em 1445. Essa invenção barateou os custos dos escritos, possibilitando acesso de todos.

Fins do século XVIII surgiu o telégrafo e código Morse. Em 1876 surgia o telefone, invenção de Alexander Graham Bell.

No final do século XIX o homem conseguiu inovar a comunicação com o surgimento do rádio que permitia a notícia chegar a um maior número de pessoas de forma rápida.

O passo seguinte foi o surgimento da televisão, na primeira metade do século XX, agora imagem e som chegavam a casas das pessoas.

Em 1943 surgiu o primeiro computador, uma máquina de cálculos que ocupava uma sala inteira, passando por transformações surgia em 1971 o primeiro microcomputador.

Andando ao lado dos computadores esta a internet, criada inicialmente para fins militares no período da Guerra Fria, passou a atuar em ambientes acadêmicos e em 1990 tornou-se gradativamente o que é hoje, indispensável para nossa vida, pois estar conectado à rede mundial é uma fonte de conhecimento, interatividade, diversão e acima de tudo, de comunicação.

Conclusão:

Ao homem é inerente a necessidade de conhecimento. Diferentemente dos animais, a característica da evolução do homem não esta na força ou na velocidade, mas sim, na capacidade de obter e armazenar informações que se tornaram ferramentas para se salvar numa situação de perigo, como preservação da vida.

Interagir com outros humanos, através da comunicação, dá a oportunidade de multiplicar o conhecimento. E o homem vem buscando diferentes formas de ampliar este, como verificado na evolução da comunicação, tornando a mesma a cada dia mais rápida e viável.

O transporte também interage diretamente com a comunicação, pois encurta distâncias e proporciona a proximidade da inovação.

Contudo, o homem não tem capacidade de absorver e reter todo o conhecimento do mundo, para auxiliá-lo e preservar o conhecimento o homem cria ferramentas como a tecnologia.

Além disto, com o conhecimento disseminado há um maior número de novidades num menor espaço de tempo.

Isto cria um circulo vicioso, girando sempre mais rápido, que proporciona ao homem um estado de tensão permanente e, talvez adaptável, desde que haja também formas de aliviar o mesmo.

Unindo estas duas necessidades, conhecimento e formas de aliviar a tensão, esta o turismo.

As viagens estão cada dia mais acessíveis ao público e se tornam maneiras práticas de coincidir os interesses através da cultura, conhecimento, lazer, práticas esportivas, saúde, relax, novos ambientes, entre outros.

Informações técnicas obtidas na internet, através dos sites: www.infoescola.com.br, www.kclickeducacao.com.br, www.wikipedia.org, www.ojornalista.com.br,  www.museunacionaldomar.com.br